O conceito de inovação pode nos levar a diversas definições, desde as mais genéricas até as mais complexas. Porém, é de comum acordo que para se ter algo inovador é preciso que o mesmo agregue valor de forma diferenciada e atenda às necessidades reais de empresas privadas, instituições públicas ou para a população em geral.
Existem pelo menos sete tipos de inovações, sendo elas: de produto, de serviço, de processo produtivo, de modelos de negócios, de logística, de marketing e tecnologia. Aqui, vamos falar um pouco sobre a inovação na área de TI (Tecnologia da Informação), afinal, o Progeti (Programa Estratégico de Geração de Emprego em Tecnologia da Informação) ensinará jovens a desenvolver soluções, por meio do curso de Lógica de Programação.
O essencial em TI é criar novas ideias ou melhorar as já existentes para que elas fiquem excelentes. Inovação e Tecnologia caminham juntas e os benefícios dessa união resultam em aplicativos de celulares de qualidade, softwares de fácil acesso, sistemas ágeis, aumento de usuários, melhor gestão e claro, crescimento financeiro.
Outra questão sobre inovar e, principalmente, inovar em TI é que isso tudo não se faz sozinho, ou seja, é preciso uma equipe, na qual cada um contribuirá para que o projeto ganhe vida. O objetivo do ProgeTi é justamente esse: trabalhar em grupo e obter grandes resultados. Com dedicação e planejamento, inovar pode se tornar um tanto natural e divertido.
Independente do ramo, investir em inovação tecnológica nunca foi tão importante e isso inclui profissionais especializados. São eles que mantêm grandes negócios em pé e garantem o desenvolvimento sustentável da sociedade. Quer dar um start em suas ideias? Vem com a gente!
Matéria feita por:
Daiane Piana
Jornalista