A cada ano aumenta o consumo de jogos digitais no mundo, sejam os de consoles, computadores e dispositivos móveis, esse modo de entretenimento e até mesmo profissão é sucesso. Uma pesquisa feita pela empresa especializada em dados de mercado e consumidores, Statista, mostrou que o número cresceu ainda mais após a pandemia da Covid-19, superando a marca de 435 milhões de novos jogadores.

Ainda de acordo com o estudo, os dados apontam que o número de usuários deve atingir 2,5 bilhões em 2021 e continuar aumentando para mais de 2,5 bilhões até 2025. Um dos principais fatores que contribuiu para esse salto é a adesão de jogos móveis, ou seja, pessoas que usam celulares e/ou tablets para se distraírem enquanto esperam em aeroportos, nos consultórios ou nas horas vagas. No Brasil, a 8º edição do PGB (Pesquisa Game Brasil) revelou que a maioria dos brasileiros – 41,6% – preferem jogar nos smartphones.

Diante dessa ascensão e ultrapassando até mesmo o mercado de games de console e PCs, os jogos mobiles contribuem com quase 57% da receita global de videogames e até 2030 arrecadará US $ 272 bilhões de acordo com a empresa de pesquisas, Research And Markets. Com o avanço da internet 5G pelo planeta e com aparelhos celulares cada vez mais tecnológicos, os desenvolvedores de outras plataformas já estão se preparando para expandir seus produtos para os meios móveis, pontuou a agência Newzoo.

Principais jogos e gêneros

Existem infinitos tipos de jogos no universo dos games, desde culinária até guerras, sempre tem um que agrade alguém. A unidade de negócios especializada e líder em marketing mobile, Justmob separou os gêneros mais consumidos pelos gamers: estratégia, ação, curiosidades, quebra-cabeça, tabuleiro, simulação, arcade, cartas e esportes/corrida.

Já os títulos mais jogados nos smartphones em 2021 são: Among Us, Call of Duty Mobile, PUBG Mobile, Minecraft e Clash of Clans.

Programação com Games

Pensando nesse futuro promissor, o ProgeTi (Programa Estratégico de Geração de Emprego em Tecnologia da Informação) oferece para crianças de 7 a 12 anos o curso de Programação com Games. Nele, os alunos poderão ter acesso à introdução de criação de jogos que futuramente servirão de base para desenvolver softwares para celulares e tablets. 

Na sequência, os participantes poderão dar continuidade ao aprendizado e fazer o curso de Lógica de Programação, destinado para jovens de 13 a 23 anos. Esse treinamento servirá de incentivo para ingressar em uma faculdade e ser um profissional de sucesso.

 

Matéria feita por:
Daiane Piana
Jornalista

Se você gostaria de estar em nosso time como um Instrutor Credenciado do ProgeTI, a oportunidade chegou. Estamos com nosso […]
Após meses de preparação para o início das aulas do curso de Lógica de Programação, chegou ao fim o primeiro […]
Foi concluído na última semana o curso de Programação com Games do Progeti (Programa Estratégico de Geração de Emprego em […]